sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ministro SALVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA

UMA PENA => LUZ QUE SE APAGOU ...

Nota oficial: TJMG lamenta morte do Ministro Sálvio Teixeira

Novos Conteúdos | 15.02.2013



O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais lamenta o falecimento do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, ocorrido hoje, em Brasília, onde ele será sepultado. O corpo será velado amanhã, 16/2, no cemitério Campo da Esperança, capela número 10, das 9 às 13 horas – SHLS, Asa Sul. Um dos idealizadores da Escola Judicial do TJMG, o ministro foi e será sempre uma referência para a magistratura de Minas e do Brasil, destacou o presidente do Tribunal de Minas em exercício, desembargador José Antonino Baía Borges.


Bacharel em Direito e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais, o ministro Sálvio Teixeira deixou exemplo de dedicação ao Judiciário e às causas sociais. Depois de atuar no Ministério Público, ingressou na magistratura em 1966, tendo sido juiz das comarcas de Passa Tempo, Sacramento, Congonhas do Campo, Betim e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal de Alçada e desembargador do Tribunal de Justiça; ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral e Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral; integrou ainda o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde exerceu a vice-presidência.


Atuou também como professor da UFMG e teve vínculos acadêmicos com a Universidade de Brasília, Universidade Cândido Mendes e da Faculdade de Direito Milton Campos, da qual foi co-fundador. No extenso currículo do ministro, há registro de participação em várias frentes, entre elas, como membro da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), do Instituto de Direito Processual de Minas Gerais, do Instituto de Direito Constitucional do Brasil, do Instituto Ibero-Americano de Direito Público, do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, além da atuação como jornalista, integrante de Conselhos Editoriais e de Redação, vice-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Foi diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura da AMB.


Com o falecimento do ministro Sálvio Teixeira, o Poder Judiciário perde um de seus grandes líderes, um magistrado culto, atuante e sempre voltado para o aprimoramento da Justiça e da magistratura, concluiu o presidente em exercício, desembargador Baía Borges.


Fonte => TJMG - Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário