terça-feira, 23 de abril de 2013

Desembargador do TJMG profere palestras



Institucional | 23.04.2013
Divulgação
Desembargador Marcelo Rodrigues
O desembargador Marcelo Rodrigues integra a 2ª Câmara Cível do TJMG


O desembargador Marcelo Rodrigues, integrante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), proferiu palestra aos alunos de graduação em Direito da Universidade Federal de Viçosa/MG, no último dia 09 de abril. Na ocasião, foi abordado o tema ‘Registros Públicos: prevenção de litígios e fortalecimento da democracia’.

Prestigiaram o evento cerca de 100 alunos de todos os períodos do curso de graduação em Direito, o presidente da SERJUS-ANOREG/MG, Roberto Andrade, o ex-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e diretor do Departamento de Registro de Imóveis da SERJUS-ANOREG/MG. Presentes, também os professores Guilherme Nacif, da UFV, e Nelson Maciel, da UNIVIÇOSA-ESUV, magistrados, advogados, registradores, tabeliães e representantes do Ministério Público de diversas comarcas da região.

Na mesma semana, o desembargador Marcelo Rodrigues participou ainda do 62º ENCOGE (Encontro Nacional do Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil), realizado em Ouro Preto, nos dias 11 e 12 de abril.

Nessa oportunidade, o desembargador ministrou palestra sobre a importância, abrangência e alcance do ‘Código de Normas dos Cartórios de Tabelionatos e Registros Públicos’, como efetivo instrumento de simplificação dessas atividades, contribuindo para a segurança jurídica, a partir da consolidação, sistematização e uniformização das normas e procedimentos de 3.100 Cartórios de Registros Públicos, Tabelionatos de Protestos, de Notas e de Distribuição em funcionamento em todos os 853 municípios do Estado de Minas Gerais, abarcando uma população de cerca de 21 milhões de habitantes.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage, o corregedor-geral de Justiça do Estado de Rondônia (debatedor), Miguel Monico Neto, respectivamente, presidente e vice-presidente do Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, a vice-corregedora-Geral de Justiça, desembargadora Vanessa Verdolim, e o desembargador Afrânio Vilela. O evento, que teve a participação de vinte e quatro corregedores-gerais de Justiça, além de assessores, advogados e servidores foi encerrado com palestra proferida pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

O desembargador Marcelo Rodrigues integra o Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 2007, sendo assessor especial do grupo de trabalho constituído para a elaboração do anteprojeto do Código de Normas dos cartórios do extrajudicial do Estado de Minas Gerais. É especialista em Direito Notarial e Registros Públicos, membro da Comissão de Direito Notarial da EJAL – Escuela Judicial de Latino America, membro do Conselho Editorial da RDI – revista de Direito Imobiliário da Editora Revista dos Tribunais, palestrante em diversos congressos jurídicos no Brasil e no exterior, autor de livros e artigos jurídicos e foi juiz de Direito titular da Vara de Registros Públicos da comarca de Belo Horizonte no período de 1997 a 2006.

Assessoria de Comunicação Institucional – Unidade Goiás
ascom@tjmg.jus.br – 3237-6568
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário